operação cronos

Cinco são presos em operação contra assassinatos e violência doméstica

Camila Gonçalves

Foto: Divulgação (Polícia Civil)
Equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) prendeu três

Cinco suspeitos de homicídios ou crimes de violência contra a mulher foram presos na Região Central nesta sexta-feira. A ação fez parte de uma operação nacional coordenada pelo Ministério da Segurança Pública. Intitulada Cronos (tempo, em latim), a ofensiva teve cumprimento de prisões preventivas em Santa Maria e São Sepé.  

Pela manhã, a Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) prendeu um jovem de 24 anos suspeito de ter assassinado a tiros Douglas Moreira dos Santos, 27 anos, no final da tarde do dia 11 de agosto, na Gare, em Santa Maria. Conforme o delegado Gabriel Zanella, titular da DPHPP, o suspeito teria feito uma emboscada para matar Santos, alegando que devolveria uma caixinha de som. O suspeito alegou legítima defesa.

Homem é condenado a 10 anos por homicídio em Santa Maria

Outros três homens foram presos pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) ao longo do dia. Um deles é um jovem de 23 anos, suspeito de ter tentado matar a facadas a ex-companheira, de 19 anos, no último sábado, no Bairro João Goulart. Segundo a delegada Débora Dias, o crime teria acontecido quando a jovem foi até a casa da irmã do suspeito, que a esperava em um carro. Ele teria descido do veículo e desferido as facadas. A vítima teve perfuração nos rins e pulmões, passou por cirurgia na Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e teve alta nesta sexta-feira.

A jovem ainda será ouvida pela equipe da Deam sobre o caso, mas, de acordo com a delegada, a vítima havia registrado ocorrência contra o jovem por ter sofrido ameaças quatro dias antes do crime. Christiano Pretto, advogado do suspeito, afirmou que o homem confessou o crime, mas alegou que foi provocado pela vítima. 

Mais de 600 litros de uísque são apreendidos na BR-290

Também foi preso um homem de 25 anos, que responde a três inquéritos de violência doméstica contra a companheira em Santa Maria. O terceiro suspeito é de Bento Gonçalves e estava foragido em Santa Maria.

Os quatro foram encaminhados para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).

A Delegacia de Polícia de São Sepé também prendeu um jovem de 18 anos acusado de ter agredido a companheira. O mandado de busca e apreensão foi cumprido pela manhã, na casa do suspeito, no Bairro Pontes.

A OPERAÇÃO
Em Santa Maria, foram 15 policiais civis e cinco viaturas da Polícia Civil envolvidas na operação. Até o momento, são 142 pessoas presas e 11 adolescentes apreendidos no Estado durante a operação. Ocorreram ações em todas as regiões do Rio Grande do Sul.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Acusado de matar modelo santa-mariense será ouvido na Justiça Anterior

Acusado de matar modelo santa-mariense será ouvido na Justiça

Homem é condenado a 10 anos por homicídio em Santa Maria Próximo

Homem é condenado a 10 anos por homicídio em Santa Maria

Polícia/Segurança