Foto: Divulgação (Polícia Civil)
Equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) prendeu três
Cinco suspeitos de homicídios ou crimes de violência contra a mulher foram presos na Região Central nesta sexta-feira. A ação fez parte de uma operação nacional coordenada pelo Ministério da Segurança Pública. Intitulada Cronos (tempo, em latim), a ofensiva teve cumprimento de prisões preventivas em Santa Maria e São Sepé.
Pela manhã, a Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) prendeu um jovem de 24 anos suspeito de ter assassinado a tiros Douglas Moreira dos Santos, 27 anos, no final da tarde do dia 11 de agosto, na Gare, em Santa Maria. Conforme o delegado Gabriel Zanella, titular da DPHPP, o suspeito teria feito uma emboscada para matar Santos, alegando que devolveria uma caixinha de som. O suspeito alegou legítima defesa.
Homem é condenado a 10 anos por homicídio em Santa Maria
Outros três homens foram presos pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) ao longo do dia. Um deles é um jovem de 23 anos, suspeito de ter tentado matar a facadas a ex-companheira, de 19 anos, no último sábado, no Bairro João Goulart. Segundo a delegada Débora Dias, o crime teria acontecido quando a jovem foi até a casa da irmã do suspeito, que a esperava em um carro. Ele teria descido do veículo e desferido as facadas. A vítima teve perfuração nos rins e pulmões, passou por cirurgia na Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e teve alta nesta sexta-feira.
A jovem ainda será ouvida pela equipe da Deam sobre o caso, mas, de acordo com a delegada, a vítima havia registrado ocorrência contra o jovem por ter sofrido ameaças quatro dias antes do crime. Christiano Pretto, advogado do suspeito, afirmou que o homem confessou o crime, mas alegou que foi provocado pela vítima.
Mais de 600 litros de uísque são apreendidos na BR-290
Também foi preso um homem de 25 anos, que responde a três inquéritos de violência doméstica contra a companheira em Santa Maria. O terceiro suspeito é de Bento Gonçalves e estava foragido em Santa Maria.
Os quatro foram encaminhados para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).
A Delegacia de Polícia de São Sepé também prendeu um jovem de 18 anos acusado de ter agredido a companheira. O mandado de busca e apreensão foi cumprido pela manhã, na casa do suspeito, no Bairro Pontes.
A OPERAÇÃO
Em Santa Maria, foram 15 policiais civis e cinco viaturas da Polícia Civil envolvidas na operação. Até o momento, são 142 pessoas presas e 11 adolescentes apreendidos no Estado durante a operação. Ocorreram ações em todas as regiões do Rio Grande do Sul.